top of page
Buscar

CASA DE PRAIA NO MÉXICO COM PAISAGISMO ENCANTADOR: UM ABRAÇO DA NATUREZA

  • Foto do escritor: Thulio Castro
    Thulio Castro
  • 26 de abr.
  • 4 min de leitura

Praia, brisa, aquele cheirinho de mar, uma vegetação com um ar bem tropical, revestimento de pedras calcárias e muita sofisticação são as palavras que moldam este lindo jardim neste projeto residencial assinado pelo escritório Tropitecture Studios (postagem do perfil do Instagram @tropitecture).


Ao chegarmos neste paraíso tropical, somos recebidos pela beleza e exuberância desta palmeira real que faz a composição do plano alto desta parte do jardim. Somado a isso, vemos o uso de folhagem (possivelmente algum filodendro) que orna perfeitamente com o muro de rochas naturais e o Pennicetum que faz volume e dá movimento ao jardim, pois quando o vento da praia bate no capim ele se movimenta suavemente ao pé da palmeira. Ainda nesta entrada, temos um espelho d’água que dá boas vindas a quem entra nesta casa. Ao fundo uma densa vegetação de plantas tropicais molda a parte do fundo dos observadores e encanta aqueles que estão sentados no mobiliário que combina muito bem com o estilo arquitetônico e paisagístico. Na testa da fachada temos um lindo maciço de samambaias que dá muita personalidade à estética da casa. Além disso, o uso de vasos com características e textura de rocha combina com o forro de ripado de madeira e o revestimento de pedra da casa, dando um toque biofílico ao design.



Adentrando o pátio interno, com a leveza dos tons creme e claros que compõe a arquitetura da casa, temos ao lado da parede da casa um canteiro de palmeira do panamá e algumas rochas, dando rusticidade à composição. Ao lado do espelho d’água, mais algumas rochas e um lindo canteiro de folhagens tropicais, dando mais charme ainda a este pátio. Ao fundo, após a divisória vazada e atrás da porta de acesso, vemos mais outro canteiro bem volumoso, com folhagens de cores quentes, dando mais calor a este jardim essencialmente tropical.



A área da piscina surpreende pelo seu revestimento de rochas naturais, dando muita elegância e continuidade ao contexto arquitetônico e paisagístico proposto. Seguindo toda a tendência da casa, temos um piso com paginação clara e fosca, atribuindo sobriedade a área da piscina. Falando em jardim, temos um canteiro que é composto por uma linda folhagem (desconfio que seja alguma helicônia ou alguma musaceae) e mais algumas palmeiras reais. Embora esta composição tenha ficado muito bonita, me preocupa o desenvolvimento ao longo do tempo das palmeiras, talvez podendo gerar problemas de rachaduras ao longo do tempo.


Decorando o ambiente da área do lounge da piscina temos um delicado vaso com filodendro glorioso e, ao muro, temos uma plantinha trepadeira que desce suavemente através das fendas entre as pedras. Um dos detalhes mais marcantes nesta área é a cobertura do telhado. Foi colocado para compor o estilo tropical que prevalece na arquitetura deste projeto em questão um revestimento de palhas na parte superior do telhado trazendo uma atmosfera descontraída, despojada e biofílica, combinando totalmente com o cenário.



Ainda na área da piscina, mas agora observando a área gourmet, podemos ver um pequeno canteiro composto de costela de adão e filodendro ondulatum em vaso marcando a frente do espaço mais gostosinho da casa, onde pode-se apreciar um café ou almoço observando a paisagem.

O espaço gourmet outdoor nesta área de piscina traz muita sobriedade com tons neutros de cinza chumbo e detalhes claros em madeira e nas pedras calcárias. As banquetas são de dois diferentes modelos, mas conversam entre si. Mais um ponto positivo neste lindo projeto.



Na sequência desta leitura do espaço outdoor deste projeto, temos o banheiro de apoio da área de piscina. Ele, assim como todo o restante da casa, é emoldurado e revestido das pedras calcárias que dão o tom e a personalidade desta residência. As costelas de Adão no canteiro lateral combinam com o estilo de vegetação proposto e predominante na casa. Mais um vaso cuidadosamente escolhido para compor este ambiente com um filodendro e ao lado um banco de madeira com pés de pedras, que se integram ao estilo arquitetônico. Ao fundo do banco a bananeira proporciona uma sombra muito gostosa e elegante.


Dentro do banheiro temos cachepôs de cesto com espadas de são Jorge que se mostram uma excelente opção de plantas para ambientes com pouca luminosidade natural direta. Eu só acho que se o espelho tivesse um formato mais orgânico, fecharia com chave de outo este projeto deslumbrante. Mas em compensação, o arquiteto fez uma ótima aposta em utilizar madeira roliça para fazer uma espécie de forro na área externa.



Analisando um pedacinho de dentro da casa, temos este quarto, que se harmoniza com o design da arquitetura e do jardim externo, a abertura proporciona um ambiente mais arejado, iluminada pela luz natural e pela brisa suave do mar. Os tons escolhidos para o jogo de cama complementam perfeitamente esse estilo rústico aconchegante, evidenciado pelo telhado de folhas de palmeira e pela integração dos materiais e mobiliário. Um toque de cor é adicionado próximo à cama com um vaso de planta na mesa de cabeceira. O tapete de algodão cru em fios grossos confere mais conforto pois, vamos combinar, num lugar tão gostosinho assim andar descalço é majestoso. Um recamier dá o toque final ao ambiente, fazendo desta uma composição harmoniosa e aconchegante. A parede de pedras naturais, em sintonia com o restante da casa, confere um ar mais rústico, embora possa requerer uma atenção extra devido ao acúmulo de poeira entre as frestas das pedras.


Créditos e postagem original

Instagram @tropitecture

02 de abril de 2024

Texto Rebeca Hifran e Thulio Castro

Revisão Thulio Castro

 
 
 

Comentários


ACADEMIA FLORESTA URBANA

Aviso Legal
A Academia Floresta Urbana é uma plataforma de cursos livres, voltada para o treinamento e capacitação de paisagistas, arquitetos, jardineiros e profissionais afins, além de entusiastas, que desejam aprender sobre paisagismo através do conhecimento e experiência compartilhados por Thulio Santiago Castro, engenheiro florestal / paisagista, com mais de 20 anos de atividades voltadas às plantas, jardins e paisagismo. Os cursos oferecidos não possuem certificação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), sendo destinados exclusivamente ao desenvolvimento profissional e pessoal.

Os cursos livres estão amparados pelo Decreto nº 5.154/2004, que regulamenta a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, permitindo a oferta de formações voltadas para a capacitação e atualização de habilidades específicas, sem a necessidade de autorização prévia ou certificação do MEC.

Academia Floresta Urbana - Curso paisagismo
bottom of page