top of page
Buscar

BANGALÔ REFUGIO DO LAGO

  • Foto do escritor: Thulio Castro
    Thulio Castro
  • 26 de abr.
  • 4 min de leitura


Que tal você acordar, abrir as cortinas e estar envolto num mar de verde, sair para o lado de fora do bangalô e dar de cara com um lindo jardim com um espelho d’água e sentir o frescor da vegetação densa e tropical, o cheiro da relva, árvores e arbustos que criam um jogo de luz e sombra, um sonho né? Este é o projeto Bangalô Refúgio do Lago! O Refúgio do Lago é um projeto da arquiteta Leila Dionízios, que foi indicado na categoria Pequena Escala e Instalações, concorrendo a uma premiação do ArchDaily Building ofthe Year, este foi um dos projetos das mostras de CASACOR Rio, de 2022 e 2023 (que tudo!)

 



De acordo com a equipe de projeto o Refúgio do Lago em seus 80m², tem como proposta fornecer conforto e bem estar em contato com a natureza. A arquiteta Leila Dionizios explica que as adversidades que passamos nos últimos anos, fez com que ela mudasse o seu foco mais para o interior da casa e priorizando as características que tem esse projeto. Uma característica marcante neste projeto, é esse lounge outdoor, pensado para ter essa convivência com a natureza com mais conforto. A Orquídeas dispostas nos troncos das arvores deram um toque especial, bem como os Clorófitos no pé da arvore, preenchendo o vazio entre deck e a árvore. O mobiliário externo confeccionado com cordas náuticas tem conquistado cada vez mais admiradores, e não é difícil entender por quê. Além de proporcionar um conforto inigualável, esse estilo traz consigo uma modernidade irresistível. O ambiente foi aprimorado com um vaso majestoso contendo uma palmeira leque, harmonizando perfeitamente com vasos menores repletos de dracenas, que adornam não apenas o jardim, mas também a pia, agregando um toque de frescor e elegância ao ambiente.



Construído a partir de dois contêineres, este ambiente combina elementos do estilo escandinavo com uma pitada de tropicalidade em seu jardim. Os patamares suspensos por cima do lago, deram um ar de sofisticação e modernidade.    A arquiteta enfatizou a utilização de tons suaves e materiais naturais, como o linho em cortinas e roupas de cama. A presença dos contêineres confere um toque industrial, então optou-se o uso abundante de madeira nos revestimentos e mobiliário. Inclusive, uma das paredes foi utilizado revestimentos de "azulejos" de madeira sustentável, contribuindo para um ambiente acolhedor e ecológico.


O lago artificial, executado pelo sócio Bernardo Vieira da Beleza Pura Lagos e Jardins, inspirou o nome "Refúgio do Lago". Segundo a arquiteta responsável, sua principal função é estabelecer uma conexão íntima com a natureza, proporcionando um elo entre o bangalô e o entorno. Na área externa, uma cadeira estrategicamente posicionada convida a momentos de tranquilidade e introspecção, cercada por vasos com Calatheas. É o cenário perfeito para apreciar a leitura de um bom livro, imerso na beleza natural que envolve o ambiente. O deck somado oferece um espaço ao ar livre ideal para contemplação e convívio, complementando a harmonia do ambiente. O maciço com curculigos acima do muro de pedras ficou majestoso, juntamente com esse telhado de vidro deu mais luminosidade natural para esse ambiente.



Ana Veras, paisagista deste projeto, trouxe sua visão única, buscando uma integração harmoniosa entre o lago e o bangalô para proporcionar uma atmosfera de relaxamento. Com maestria, selecionou belas plantas aquáticas, como as delicadas Ninfeiase pontederias, para conferir um toque de autenticidade ao cenário aquático, as pedras dão um acabamento mais natural ao lago. O resultado é uma paisagem que não apenas abraça o entorno, mas também acalma os sentidos. Para as margens foram utilizados Guaimbê, Neomarica, Clúsia, Bromélias e Ripsális e em destaque as Bromélias Odoratas, com coloração prateada. Este é um verdadeiro convite à contemplação e à conexão com a natureza.



A suíte do bangalô conta com uma seleção de móveis de design brasileiro. Entre os destaques, encontram-se peças assinadas por renomados designers como Jean Gillon, com a icônica poltrona e banqueta Jangada que se destacam no ambiente, além de criações de Jorge Zalszupin, Jader Almeida, e outros. A cama estofada com tecido bouclê, é um convite ao conforto absoluto. A opção por cortinas translúcidas é uma escolha perfeita para promover conforto ao mesmo tempo em que preserva a vista para o exterior. Ao filtrar suavemente a luz que adentra o ambiente, essas cortinas criam um ambiente aconchegante e acolhedor no quarto, ao mesmo tempo em que permitem uma conexão contínua com a natureza lá fora. É essencial manter essa sensação de proximidade com o ambiente natural, e as cortinas translúcidas são a escolha ideal para alcançar esse equilíbrio perfeito entre privacidade e harmonia com o mundo ao redor. Equipada com iluminação que ajusta a intensidade da luz, traz mais liberdade para cada usuário deixar o ambiente mais confortável a sua maneira, carregamento por indução é uma opção ótima para trazer mais comodidade e conforto.



Transformar um simples banheiro em um refúgio de tranquilidade e bem-estar é uma possibilidade fascinante. Uma banheira em Corian emoldurada por palmeiras e filodendros, oferecendo uma vista serena do lago e do dossel das árvores através de uma claraboia de vidro. Essa harmonia com a natureza eleva a experiência de relaxamento a um novo patamar, mesmo em um espaço que normalmente não é associado à permanência prolongada. O banheiro se torna muito mais do que uma simples área funcional... Um verdadeiro santuário de serenidade e conexão com o ambiente ao seu redor.



Todos as imagens e créditos no site:

Artigo de origem: Archdaily

Bangalô Refúgio do Lago / Leila Dionizios

CASACOR RIO 2023

Texto Rebeca Hifran e Thulio Castro

Revisão Thulio Castro

 
 
 

Comments


ACADEMIA FLORESTA URBANA

Aviso Legal
A Academia Floresta Urbana é uma plataforma de cursos livres, voltada para o treinamento e capacitação de paisagistas, arquitetos, jardineiros e profissionais afins, além de entusiastas, que desejam aprender sobre paisagismo através do conhecimento e experiência compartilhados por Thulio Santiago Castro, engenheiro florestal / paisagista, com mais de 20 anos de atividades voltadas às plantas, jardins e paisagismo. Os cursos oferecidos não possuem certificação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), sendo destinados exclusivamente ao desenvolvimento profissional e pessoal.

Os cursos livres estão amparados pelo Decreto nº 5.154/2004, que regulamenta a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, permitindo a oferta de formações voltadas para a capacitação e atualização de habilidades específicas, sem a necessidade de autorização prévia ou certificação do MEC.

Academia Floresta Urbana - Curso paisagismo
bottom of page